#Header-Wrapper{ width: 950px;} #Header{ width: 450px; float: left; } /*flutua à esquerda dentro de Header-Wrapper*/ #relógio{ /*coloque aqui o nome do elemento que você vai dividir com o cabeçalho*/ width: 150px; float: right;} /*flutua à direita dentro de Header-Wrapper*/

Por que chove tanto em São Paulo?

A resposta estava na ponta da língua: aquecimento global, mas esse não é o fator preponderante nas causas das fortes chuvas que maltrataram o estado de São Paulo

Acusar o aquecimento global como principal culpado pelas chuvas que têm inundado São Paulo pode ser uma precipitação. Segundo os meteorologistas, a principal causa já é um velho conhecido: o El Niño.

O efeito que ocorre em ciclos de mais ou menos cinco anos já vem sendo estudado há séculos. Ele começa com um o aquecimento anomal do oceano pacífico e causa transtorno no mundo todo. Entre 1789 e 1793, El Niños quebraram colheitas na Europa e precipitaram a revolução francesa. No Brasil, os anos de El Niño vêm com chuvas fortes no Sul e secas no Norte, além dos imprevistos no sudeste.

Neste ano o El Niño criou uma barreira para frentes frias do sul bem acima de São Paulo e aumentou a temperatura no Sudeste. Como ele (o El Nino) aumentou as chuvas do anos passado - que começaram em maio - o verão entrou com os solos encharcardos e rios cheios, daí a explicação para as enchentes e deslizamentos.

Este já é um dos piores efeitos ocorridos no Brasil. A temperatura do pacífico aumentou 3ºC isto junto com outros fatores sobre São Paulo intensificou as consequências do fenômeno. O mês de janeiro deste ano foi o mais chuvoso desde 1943 quando começou o histórico.

Além do Brasil outros países já sofreram com "O Menino": em outros tempos tempestades torrenciais afetara o Equador e do Peru. Nos EUA, houve enormes tempestades e chuvas ao longo da costa da Califórnia, causando enormes prejuízos.Por outro lado, El Niño também trouxe secas e fome na Indonésia, Índia, Austrália e outros.

Receba novidades do Blog do Maynard em seu E-mail

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Top Comentarista

Widget by SemNome

Mais Comentadas

Widgets BloggerSPhera

Colunistas

Veja as matérias do Shrek

  © Blog do Maynard -Você não precisa de mais nada! -Por Irving Maynard-2009

Voltar ao Topo