#Header-Wrapper{ width: 950px;} #Header{ width: 450px; float: left; } /*flutua à esquerda dentro de Header-Wrapper*/ #relógio{ /*coloque aqui o nome do elemento que você vai dividir com o cabeçalho*/ width: 150px; float: right;} /*flutua à direita dentro de Header-Wrapper*/

De onde vem as tradições do Natal?

Árvores enfeitadas com luzes, amigos secretos, presépios e o famoso Papai Noel. Itens indispensáveis que deixam a festa do natal muito mais bonita, mas de onde vem cada uma dessas tradições

Por que existem as árvores de natal? E os presépios? E o bom velhinho, onde ele nasceu? Se você não sabe responder essas perguntas blog do Maynard responde para você. Acompanhe a história de algumas tradições natalinas e entenda o porquê de cada umas delas.

Ávores de Natal

Existe várias versões de como elas procederam, a maioria aponta para a Alemanha como sendo lá o surgimento. Entretanto a mais viável é a que envolve o padre Martinho Lutero. Segundo a tradição, olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, Lutero viu-os intensamente estrelados parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal.

O presépio

O objetivo do presépio é representar a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus, cujo nascimento é o motivo da festa de natal. Teve inicio no século XVI, na Italia. O primeiro foi feito na casa particular de uma duquesa e contava com 116 figuras. Até o século seguinte os presépios eram particularidade da corte e eram feitos por artistas famosos. No entanto a representação do nascimento de Jesus vem desde o século III quando os peregrinos visitavam a gruta em que nasceu, em Belém. Pinturas, relevos e frescos ilustram o nascimento de Jesus. A primeira réplica da gruta foi feita em Roma, três séculos mais tarde.

Amigos secretos

Essa é uma daquelas estórias de espertinhos. Quem convida um grupo a fazer um amigo secreto, vê nessa brincadeira uma momento de confraternização. Mas não foi por este motivo que ela se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes. Por isso é uma estória criada por espertinhos! Mas é muito bom a tensão quando se espera saber que é o seu amigo!

Panetone

Conta a história mais famosa sobre a criação do panetone, que um jovem morador da cidade de Milão no século XV, apaixona-se pela filha de um padeiro, buscando uma maneira de surpreender o pai da moça, que não aceitava o namoro, ele se disfarça de ajudante de padeiro e cria um pão doce. O pão tornou-se destaque na padaria pelo seu tamanho incomum para a época e por apresentar, no seu ápice, a figura moldada de uma cúpula de igreja.
O jovem criador desta deliciosa receita, hoje apreciada por pessoas de diversos países, atribuiu a autoria da receita a Toni, o pai da moça. O movimento da padaria cresceu significativamente e os clientes pediam pelo "pão de toni". O nome deste pão doce sofreu algumas modificações, até ser denominado como atualmente: panetone.

Papai Noel

A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casa. Reza uma lenda que Papai Noel mora no extremo norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças malcomportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó. As renas do Papai Noel ou de o Pai Natal são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando o Papai Noel ou o Pai Natal entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal. Quando o Papai Noel ou o Pai Natal pede para serem rápidas, elas podem ser as mais rápidas renas do mundo. Mas quando ele quer, elas tornam-se lentas.


Receba novidades do Blog do Maynard em seu E-mail

3 comentários:

kbritovb 26 de dezembro de 2009 às 12:06  

tenho uma mini arvore e gosto do panetone =p

Unknown 27 de dezembro de 2009 às 17:22  

O Natal é uma ótima ocasião para as pessoas confraternizarem-se, mas quase ninguém lembra do seu verdadeiro sentido, falam só de papai noel, árvores, enfim, diversas coisas, quando o sentido real do natal é a Celebração do Nascimento de Cristo, e poucas pessoas sabem disso.

Irving Maynard 27 de dezembro de 2009 às 22:55  

Pois é Douglas. E o pior, o Natal tem sido transformado no tempo dos bons negócios, quem não recebeu pelo menos um folder com as promoções de fim de ano de alguma loja.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Top Comentarista

Widget by SemNome

Mais Comentadas

Widgets BloggerSPhera

Colunistas

Veja as matérias do Shrek

  © Blog do Maynard -Você não precisa de mais nada! -Por Irving Maynard-2009

Voltar ao Topo