#Header-Wrapper{ width: 950px;} #Header{ width: 450px; float: left; } /*flutua à esquerda dentro de Header-Wrapper*/ #relógio{ /*coloque aqui o nome do elemento que você vai dividir com o cabeçalho*/ width: 150px; float: right;} /*flutua à direita dentro de Header-Wrapper*/

Vale a pena ser policial?

Tortura, salário baixo, corrupção, pouca formação, são apenas algumas situação as quais os policiais brasileiros estão submetidos
Há alguns meses a PM do estado de pernambuco abriu concurso destinado a formação de 2.100 novos policiais. O concurso caiu na boca do povo e muita gente fez sua inscrição. Mas será que ser policial no Brasil é de fato uma boa oportunidade? Uma pesquisa realizada com polícias mostra o quanto os profissionais de seguranças são despreparados, mas também humilhados pelos seus superiores e discriminados na sociedade.

Ao serem perguntados se gostariam que seus filhos fossem policiais, os mesmo responderam que não em sua maioria, 54%. Esse talvez seja o reflexo do quanto é difícil ser policial no Brasil. A pesquisa feita pelo Ministério da Justiça e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(Pnud), tem 115 páginas e contou com informações de profissionais da polícia Civil e Militar.

Ambas as partes assumiram ter passado por humilhações: 66% dos entrevistados disseram sim na seguinte pergunta: A hierarquia de sua instituição provoca desrespeito e injustiça profissional? 20% afirma ter sido torturado dentro do treinamento ou fora dele, ou seja, um a cada cinco.

São situações sombrias como no caso em que os recrutas quando estavam no curso de formação foram levado a uma sala escura na qual ficaram trancados após ser lançada uma bomba de gás lacrimogêneo. Quando a porta foi aberta os mesmos foram recebidos a socos e ponta pés. Em outro caso, no Amazonas, dois PMs cumprem castigo e têm de fazer flexões com o rosto no esgoto.

Outro fator que chama a atenção é a discriminação social sofrida pelos policiais. 61% dos entrevistado já foram discriminados pela profissão que exercem. Com tudo isso, o salário deveria ser melhor. No caso de Pernambuco a remuneração inicial fica entre 970,00 e 1.200,00 reais. No Rio de Janeiro o valor pago a cada policial é de pouco mais de R$900,00. Por este motivo os policiais trabalham apenas 1 a cada três dias. Não por receberem pouco, mas para poder exercer outra profissão e com isso aumentar sua renda.

E por falar em trabalho, ainda no Rio as condições são péssimas, os praças não usam roupas antichamas, o que ocasionou a morte dos que estavam no helicóptero que derrubado pelos traficantes durante confronto em uma favela. além de só receber fardamentos a cada 2 anos.

Na opinião dos policiais, o que deveria mudar na polícia era:

1-Aumentar o salário;
2-Aumentar a verba de segurança;
3-Aumentar o contingente policial;
4-Melhorar a gestão;
5-Comando baseado em competência e não em hierarquia;
6-Combater a corrupção.

Agora tem outra, ao serem perguntados se se arrependem de exercer a profissão que exercem: 55% diz que não. O que leva a seguinte conclusão: se ocorresse uma parte das mudanças citadas acima, a polícia poderia fazer o que deve, afinal eles gostam de trabalhar mas é basicamente impossível nas condições em que se encontram. Imagine, você é dono de uma empresa onde seus empregados só trabalham a cada três dias e mesmo assim têm de ficar acordados 24h. Como seria?

10 comentários:

Unknown 14 de novembro de 2009 às 22:08  

que salário é esse?com um salário desses e muinto dificio cobrar eficiencia.nao que eles nao tenham boa vontade!e que com essas condiçoens de trabalho fica quase impossivel de se prestar um trabalho melhor.(e nao estou aqui defendendo o policial e que eu entendo que todo trabalhador deve ter boas condiçoens de trabalho)e a minha simples opiniao marconi cavalcante

Irving Maynard 14 de novembro de 2009 às 23:44  

Pois é Marconi, a finalidade da matéria não é desmerecer a profissão dos policiais, mas sim mostrar que eles são maltratados e isso dificulta o seu desempenho no trabalho.

Obrigado pelo seu comentário

Anelise 15 de novembro de 2009 às 00:00  

Imagino que realmente de ve ser beem dificil essa vida, pois os honestos não tem coragem de aceitar proprinas, e tem mais, um policial não arrisca somente sua vida, arrisca tambem a vida de toda sua família.

Ótima postagem.
Beijo

Marcelo A. 15 de novembro de 2009 às 00:19  

Aqui no Rio então, a situação da PM, é triste. Mas isso não é novidade pra ninguém, afinal, quase todo dia nossa polícia tá envolvida em algum escândalo, nos noticiários, né? Depois, metem malho no presidente, quando ele fala que policial que ganha bem não se corrompe. Claro que uma coisa não está ligada a outra, mas faz sentido...

Barney Gumble 15 de novembro de 2009 às 03:14  

Não sou grande conhecedor do assunto , mas vá lá...R$ 1.000,00 para ser policial? Pelo que eu sei é uma profissão onde tem que aguentar pessoas histéricas, defender estas mesmas pessoas e o melhor, tem a prerrogativa de TIRAR a vida de de uma pessoa nestas atribuições, inclusive se defendendo (escapando de morrer em todas as situações) Paga pouco? Um deputado senta a bunda ganha quanto e faz o que? Infelizmente eu não confio em policiais, sem exceções, TODOS os que eu conheci careciam de cérebro e traquejo social (é só dar uma arma e falar: mantenha a "órdi") - baixo nível de instrução + baixo salário + tá tudo fudido mesmo + se-vira-meu-filho-faz-o-que-tu-quiser....Estão errados? Sim estão, mas erraram porque? Infelizmente na minha opinião, ainda não encontrei uma classe trabalhista (qualquer emprego - exceto político, caso a parte), onde possa se ....sei lá o que, caos. Isso. Caos total.

Unknown 15 de novembro de 2009 às 13:04  

A profissão de Policial não é boa em nenhum lugar do mundo, mas pelo jeito o Brasil é um dos piores lugares do mundo para exercer essa profissão! as dificuldades enfrentadas são inúmeras, eu nem sabia que eram tantas. Enfim, coitados dos policiais do nosso país, principalmente os do Rio de Janeiro e das grandes cidades! profissão pra doido essa.

Irving Maynard 15 de novembro de 2009 às 14:07  

Você tira uma ideia por um simples fato Douglas: na Suécia, um dos requisitos para o camarada entrar na corporação e ter trabalhado de forma voluntária como algum tipo de liderança. Aqui, é necessário ter "x" altura.

Grazii 15 de novembro de 2009 às 23:27  

Realmente ser policial hoje em dia não dá!!
Seu post detalhou tudo, baixo salario, corrupção e pouca formação..fazem q só existam hj policiais tristes..e talz..

http://tijoloscommanga.blogspot.com/

ass Grazii

Anônimo,  23 de março de 2011 às 16:58  

Barney Gumble falou e disse!
Assino em baixo!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Top Comentarista

Widget by SemNome

Mais Comentadas

Widgets BloggerSPhera

Colunistas

Veja as matérias do Shrek

  © Blog do Maynard -Você não precisa de mais nada! -Por Irving Maynard-2009

Voltar ao Topo