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Carros elétricos. Entenda

Os automóveis que ligam na tomada, não são mais sonhos e a partir de 2010 estarão no Brasil
Com o alarmante aumento do aquecimento global várias são as tentativas de controlar a emissão de gases na atmosfera. No senado brasileiro, por exemplo, vários projetos foram assinados em virtude da melhoria na qualidade do ar no país. Mas nada é tão comentado quanto essa estória dos carros que ligam na tomada. Será que os carros elétricos vão dar bons resultados?

A questão pode ser facilmente respondida, basta analisar o que está acontecendo no mundo acerca desses meio de transporte que trocam a gasolina por energia. Em Portugal, que já conta começou a se adequar as mudanças e conta com 6 pontos de recarregamento de baterias só em Lisboa, a expectativa é de que, a partir de 2011, 20% dos carros comprados sejam elétricos. Em 2020, 200 mil carros deste tipo circularão nas ruas portuguesas.

No Brasil, eles serão vendidos a partir de março do ano que vem. De imediato os modelos são o S400h da Mercedes-Benz e o Cayanne da Porsche. Em 2013, um esportivo totalmente elétrico, Audi R8 E-Tron, estará no mercado.

Espere um pouco, o esportivo a ser lançado em 2013 será um... totalmente o quê? Isso mesmo totalmente elétrico, o que significa dizer que há carros elétricos que não são movidos apenas à energia. Agora sim, entenda:

Os carros elétricos são divididos em três maneiras: Totalmente elétrico, troca de bateria e carro híbrido.

Totamente elétrico
É alimentado exclusivamente por um motor elétrico que aciona as rodas. Basta ligar na tomada.

ponto positivo esse modelo as cidades não precisam de construções complicadas. Não emite poluentes.
Ponto negativo
A autonomia do veículo é muito pequena. Cada recarga possibilita a rodagem de apenas 100 quilômetro. Sendo que são necessárias em média 8 horas para uma carga completa da bateria

Troca de bateria
A bateria e carregada e o carro roda normamente. Se a bateria descarregar o motorista para o carro em um posto e a troca por uma previamente carregada.

ponto positivo
O preço inicial é baixo uma vez que não compra, mas sim aluga a bateria. O carregamento é mais rápido.
Ponto negativo
O esquema só funciona se houver uma rede de postos para troca rápida de bateria. Para isso seria necessário uma a cada 40 quilômetros.

Carro híbrido
Este usa um motor a combustão e outro elétrico, que pode ser carregado pelo movimento do veículo ou na tomada.
ponto positivo
tem autonomia maior que os veículos tradicionais uma vez que pode rodar a à combustão, se o combustível acabar ele usa a energia, ou vice e versa.
Ponto negativo
não tem emissão zero de poluentes.

Mas não é só ligar na tomada e pronto. É necessário um emaranhado de coisas: É preciso de estacionamentos pagos que ofereçam a opção de recarga; a construção de postos de troca rápida para bateria; postos rápidos que dispões de equipamentos de alta voltagem e carregam a bateria entre 15 e 30 segundos; nas casa e prédios serão ecessário tomadas ao lado de cada vaga o estacionamento para que sejam dadas as cargas necessárias dos carros.

Essa são apenas algumas consequências da mudança, mas vale a pena lembrar o preço é outro impecílio. Lembra do S400h que será lançado no Brasil no próximo ano? Ele custará nada mais nada menos que R$590 mil. Mas o importante é que com a chegada dos carros elétricos o mundo e aqueles que nele residem ficara mais à vontade.

4 comentários:

Unknown 13 de novembro de 2009 às 10:29  

Seria muito bom se somente o carro elétrico não emitisse gases na atmosfera, assim seria mais fácil controlar a poluição do ar.
Mas sabemos q ainda falta muito pra que isso aconteça...

xauUu

sidnei 13 de novembro de 2009 às 14:27  

Seria muito bom um carro elétrico rodagem de apenas 100 quilômetro.em 8 horas para uma carga completa da bateria ia ia ser bom!

http://seligainfo.blogspot.com/

@Francisquices 13 de novembro de 2009 às 15:02  

Seria legal, ao menos não iria muita poluição, mas tudo tem suas vantagens e desvantagem.

fabio de melo 19 de novembro de 2009 às 10:02  

É muito bom pois isso faz reduzir a emição de Co2 na atmosfera.
mas quanto vai custar um desses aqui? la fora ele não é tão caro.é só esperar para ver.

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